Principais dúvidas em relação ao backup

O backup é uma cópia de segurança de todo o banco de dados. O banco de dados é o arquivo onde fica guardado todas as informações do cadastro que você realizou no sistema.

    1. Quem faz o backup do sistema?
      1.1. De acordo com o contrato, a responsabilidade pelo backup é da contratante. Ou seja, o cliente deve manter em um local seguro (pendrive, hd externo, nuvem e etc...) a cópia do banco de dados. Caso seja preciso restaurar o backup será utilizado esse arquivo.
    2. Como realizar o backup do sistema?
      2.1. Todos os dias, no servidor (computador principal) o sistema faz o backup automaticamente na pasta c:\recreasoft\dados\backup.
      2.2. Não é recomendado que esse arquivo fique armazenado somente no computador, por que caso não seja possível acessar mais o computador (formatação, defeito no computador, problema na hd, roubo, extravio...), iremos conseguir recuperar as informações através da cópia armazenada em outro local.
      2.3. Para copiar esse arquivo basta entrar na pasta c:\recreasoft\dados\backup e copiar o arquivo de backup com a data mais recente para um local seguro. Importante: O backup irá conter as informações até o momento em que foi realizado.
    3. O que é o módulo de backup automático em nuvem?
      3.1. O backup automático é a ação do sistema enviar uma cópia do backup para nosso armazenamento em nuvem.  3.2. Para funcionar corretamente o computador servidor precisa atender os requisitos recomendados para uso do sistema e com internet com velocidade e constante.
      3.3. Para mais informações e contratação do módulo acione o nosso setor comercial.
    4. Qual é o formato do banco de dados?
      4.1. O backup é compactado e disponibilizado no formato *.zip. Dentro desse zip estará o arquivo em formatado de banco de dados.
    5. Irei formatar/trocar o computador servidor (principal). O que preciso fazer?
      5.1. SE NÃO FOR UTILIZAR SERVIDOR PROVISÓRIO:
      5.1.1. Entre em contato com nosso suporte e agende a data/hora para realizar o procedimento.
      5.1.2. No dia combinado envie o acesso aos dois computadores (servidor antigo e o novo) do anydesk http://anydesk.com.br/
      5.1.3. Ao finalizar o procedimento o novo servidor estará liberado para uso.
      5.1.4. O seu técnico precisa deixar toda a infraesturara funcionando (rede, impressora, computador...).
      Observação: As ações de reinstalação e criação de novo banco de dados estão sujeitas a cobrança da hora técnica. O procedimento para troca de servidor é cobrado o valor da hora técnica (R$ 40,00)
      5.2. SE FOR UTILIZAR SERVIDOR PROVISÓRIO:
      5.2.1. Entre em contato com nosso suporte e agende a data/hora para realizar o procedimento.
      5.2.2. No dia combinado envie o acesso aos dois computadores (servidor atual e provisório) do anydesk http://anydesk.com.br/
      5.2.3. Após realizarmos a troca do servidor atual para o provisório você poderá formatar o computador e utilizar o provisório.
      5.2.4. Quando o computador servidor retornar você deve agendar com nossa equipe de suporte a troca dos computadores novamente.
      5.2.5. No dia combinado envie o acesso aos dois computadores (servidor atual e provisório) do anydesk http://anydesk.com.br/
      5.2.6. Ao finalizar o procedimento os computadores estarão liberado para uso. O seu técnico precisa deixar toda a infraesturara funcionando (rede, impressora, computador...).
      Observação: As ações de reinstalação e criação de novo banco de dados estão sujeitas a cobrança da hora técnica. O procedimento para troca de servidor é cobrado o valor da hora técnica (R$ 40,00)
    6. O computador servidor (principal) foi formatado ou não tenho mais acesso a ele. Não fiz o backup, o que fazer?
      6.1. Todas as informações da empresa no sistema está no banco de dados. Se você não tiver o backup, você perdeu tudo. Será preciso o suporte disponbilizar um novo banco de dados e você configurar tudo novamente (usuários, tabela de preços, recibos, configurações...).
      6.2. Entrar em contato com nosso suporte técnico para agendar a disponibilização da nova base de dados e reinstalação do sistema.
      6.3. Você ou um técnico precisa deixar toda a infraestrutura funcionando (rede, impressora, computador...).
      6.4. Baixar, instalar e disponibilizar o anydesk para acesso remoto no novo computador. https://anydesk.com.br/
      6.5. Entrar em contato com nosso suporte técnico para reinstalar o sistema.
      Observação: As ações de reinstalação e criação de novo banco de dados estão sujeitas a cobrança da hora técnica. O procedimento para troca de servidor é cobrado o valor da hora técnica (R$ 40,00)
    7. Não irei mais utilizar o sistema. Como faço com o backup?
      7.1. A única maneira de obter informações do sistema é por meio de relatório. Antes de encerrar o contrato exporte o relatório que você precisa.
      7.2. Os relatórios disponibilizados são padrões e não é realizado customizações.
      7.3. Todas as informações ficam armazenadas no banco de dados instalado no computador servidor. O backup do banco fica na  Pasta c:\dados\recreasoft\backup.
      7.4. Você consegue acessar as informações do banco de dados pelo sistema. Após o cancelamento do contrato o acesso ao banco de dados pode ser realizado por um técnico com a ferramenta de banco de dados.
      7.5. Não disponibilizamos a documentação de como obter os dados do banco de dados. O seu técnico deve ter o conhecimento de analisar e obter esses dados.
      7.6. Um técnico de informática que faz o trabalho de manutenção de computador normalmente não tem esse conhecimento. Esse conhecimento é geralmente encontrado em alguém que tenha relação com análise/desenvolvimento de sistema.
      7.7. Não realizamos prestação de serviço avulsa e a disponibilização do sistema para consulta após o término do contrato.

Deixe um comentário